Na sala referência do Grupo IV estavam organizados blocos grandes e tábuas de madeira, tecidos, barbantes e tesouras.
O espaço estava preparado para dar continuidade às investigações de construção de casas e cabanas.
Três crianças escolheram essa proposta e começaram a organizá-los e testar suas possibilidades.
Árion organizou os blocos no chão e disse para Benjamim: “Olha, tem um mar aqui e eu vou pescar um peixe”.
Com uma tesoura em mãos, cortou um pequeno pedaço de barbante.
A continuidade da oferta do mesmo material possibilita que a criança estabeleça diferentes relações com ele e crie novos repertórios de brincadeiras a cada vez.
O bloco de madeira vazado, havia se transformado em peixe para Árion que passou a planejar qual seria seu próximo movimento para poder pescá-lo.
Com o barbante em mãos, Árion o passa pelo meio do bloco, dando duas voltas. Puxa o barbante ao terminar, testando se havia conseguido pescar o peixe.
Enzo que acompanha o colega diz: “Árion, precisa amarrar do outro lado”.
Árion abaixa-se e repete o movimento de passar o barbante no meio do bloco.
Orgulhoso, mostra a Enzo o seu feito: “Consegui! Pesquei o peixe!”